PRESERVAÇÃO DOS ATIVOS EMPRESA



Os ativos da Empresa podem ser físicos, financeiros ou de propriedade intelectual. São físicos os bens imóveis (prédios, terrenos) e os móveis constituídos por veículos, máquinas, equipamentos, mobiliário, ferramentas, materiais e outros similares. Também faz parte dos ativos os recursos financeiros e os bens intangíveis do tipo: patentes, domínios, Know How, marcas comerciais, direitos autorais, software, etc. Também, poderão ser considerados como ativos documentos, dados e informações.

 

Cabe a cada um de nós assegurar que os ativos da Empresa não sejam danificados ou usados indevidamente, ou seja:

 

Os bens de propriedade da Empresa ou sob custódia, no caso de locação de terceiros, devem ser usados, exclusivamente, para uso em serviço, sendo vedada a sua utilização para fins particulares.

 

A utilização indevida ou não autorizada é considerada apropriação indébita, constituindo falta grave de conduta.

 

Vendas, baixas ou alienações devem ser realizadas de acordo com as Normas da Empresa que tratam do assunto.

 

O QUE FAZER DIANTE DE UMA SITUAÇÃO ?

 

No caso de dúvida operacional entre em contato com a gerência financeira. Tratando-se de furto ou uso indevido comunique-se com a Gerência de RH ou relate o fato através do Canal de Denúncia.

 

EXEMPLOS ILUSTRATVOS

Leciono à noite numa Faculdade na Capital. Periodicamente faço apresentações e preciso emitir material didático. Posso, após o horário de trabalho, utilizar o computador e a impressora da Empresa?

 

Resposta: Não.

 

Mais de uma vez tenho visto meu colega de trabalho levar cartucho de tonner e papel de impressão para sua residência, apropriando-se indevidamente de recursos da Empresa. Que atitude devo tomar?

 

Resposta: Nunca acuse o seu colega diretamente, ou faça comentários com outras pessoas. Comunique suas suspeitas ao seu Superior imediato, ou caso não se sinta a vontade, utilize o Canal de Denúncia.