RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA



A lei da livre concorrência busca assegurar oportunidades de competição de forma justa e equilibrada no mercado. Diante da complexidade das leis e das regulamentações da concorrência respeitamos nossos concorrentes, seja no âmbito público ou privado, e buscamos superá-los de maneira saudável oferecendo melhores produtos e serviços.



O relacionamento com nossos concorrentes fundamenta-se no respeito e pelas boas práticas comerciais. Quando empreendimentos através de consórcios, buscamos construir relações sólidas e duradouras por meio de práticas transparentes.

 

Deve ser evitado:

  • Não trocar com concorrentes informações sobre preços, margens de lucro e outras informações que podem dificultar a livre concorrência.
  • Manipulação fraudulenta de licitações;
  • Fixação de preços com os concorrentes, impedindo a competição entre si.
  • Outras práticas que ferem a livre concorrência.

 

O QUE FAZER DIANTE DE UMA SITUAÇÃO ?

Busque orientação junto a assessoria jurídica ou a gerência comercial da Empresa. Se persistir dúvidas, utilize o Canal de Denúncia.

 

EXEMPLO ILUSTRATIVO

Represento minha empresa em eventos patrocinados pela Entidade de Classe onde ela é filiada. Lá, converso com concorrentes sobre condições de mercado. Nesta troca de ideias, entendo melhor a situação do mercado onde atuamos. Há algum problema com isto?

 

Resposta: Não, pois discussões com concorrentes sobre o mercado em geral não configuram crime. Mas evite conversar com concorrentes sobre preços, margem de lucro, clientes e negócios em prospecção. Isto pode ser entendido como uma tentativa de ajuste ilícito entre as partes.