CONTRATADA da MN vira destaque NA TV ao salvar moradora durante enchente (Consórcio nova norte)

23/03/2018

Episódio ocorreu no bairro do Limão, com repercussão nas emissoras Record e Bandeirantes

O episódio ocorreu na terça-feira, dia 20/03, na Rua Maria Renata, bairro do Limão, e envolveu colaboradores do Consórcio Nova Norte - empresa contratada para os serviços do Global Sourcing na área da URGR Freguesia do Ó.

Durante aquele dia, tinham sido realizados no local serviços de remanejamento da rede de esgoto com a construção de dois poços de visita. Eles estavam concluindo a tarefa. Porém, a força da chuva que começou por volta das 15h30, pegou todos desprevenidos. Às 16h, a rua já estava completamente alagada.

Segundo os funcionários, havia um córrego atrás da casa, que encheu e chegou a derrubar muros, passando por dentro das casas. Em uma dessas moradias, inclusive, morreu uma idosa que, em cadeira de rodas, não conseguiu escapar.

Felizmente não foi o caso da dona Kelly. Com a ajuda dos funcionários Gerson Praxedes da Silva, André Luis Pereira, Marcelo Francisco da Silva, Valderi de Souza Pereira e Henrique Cabral de Oliveira, ela foi resgatada no meio da enchente e aguardou o fim da tempestade a salvo, dentro do caminhão da Sabesp.

Os colaboradores transmitiram ao MN Informa detalhes que não saíra no noticiário. A filha da vítima morava numa casa próxima. Conversando com os funcionários da Sabesp, transmitiu a informação. “Ela demorou algum tempo para falar isso após se acalmar“, é o que relatam os funcionários. Assim que souberam que haviam pessoas na casa, informaram o Pólo de Manutenção Freguesia do Ó que, sob coordenação do gerente Jorge Tanabe, acionou imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O encarregado Edilson Nery Pereira, ao saber da ocorrência, foi imediatamente até o local, para dar suporte aos colaboradores da contratada. Ainda nesse período, os próprios colaboradores do Consórcio Nova Norte, com autorização da filha, quebraram o portão (que estava trancado) e iniciaram o resgate. Enquanto tiravam uma série de obstáculos, buscavam acalmar e ajudar um senhor com cerca de 80 anos de idade, que estava de pé sobre o vaso sanitário para não morrer afogado.



“Entramos no caminhão e conseguimos ajudar a mulher que está no vídeo. Aí vimos a vizinha saindo desesperada. Só depois de acalmar, falou que a mãe não saiu porque era cadeirante. Ela autorizou a gente a quebrar o portão, que estava trancado. Não encontramos a mulher. Encontramos o senhor idoso. Nessas horas a gente age por impulso para ajudar as pessoas. Pensamos em ajudar quem estivesse por lá.“
André Luis Péreira
Consórcio Nova Norte
“Estava com o caminhão quando começou a chover. E era rua sem saída e as obras estavam terminando. Tive de manobrar para deixar num trecho mais alto, pelo menos. Aí vimos o muro caindo e a mulher se segurando na geladeira, que logo foi pra frente. Abrimos a porta, demos um pouco de água até ela se acalmar. Não sabia dizer se tinha alguém na casa vizinha. Até que apareceu a moça que falou da família. Quando entramos, encontramos o idoso, que conseguirmos ajudar. Felizmente, não havia crianças no local.“
Gerson Praxedes da Silva
Consórcio Nova Norte

Diálogo Diário de Segurança
Nos canteiros do Consórcio Nova Norte, é realizado o Diálogo de Segurança, com todos os funcionários. O técnico de segurança Maurício Carvalho e o coordenador geral Robson Victor Ferreira falam rotineiramente sobre procedimentos de segurança. Essas técnicas, inclusive, foram fundamentais para que os colaboradores soubessem como proceder em casos de emergência como estes.







“No Diálogo de Segurança, temos a análise dos serviços, dos riscos. Foi a primeira vez que tivemos que utilizar esses conhecimentos teóricos para uma prática de resgate, mas agora sabemos o quanto esse conhecimento é fundamental.“
Plínio Silva
Encarregado da Equipe - Consórcio Nova Norte
“Quando a equipe mostrou o vídeo, fui até lá imediatamente. Cheguei junto com os bombeiros. É o intuito de ajuda. Você simplesmente sabe que precisar ir até lá, para ver no que pode ajudar. É triste saber que houve uma morte, mas reconfortante saber que conseguiram salvar algumas vidas.“
Edilson Nery Pereira
Encarregado do Pólo de Manutenção Freguesia do Ó - MNGF