MN SABESP - EDIÇÃO 192/17 INFORMA PRÁTICAS DE PAVIMENTAÇÃO ADOTADAS PELO CONSÓRCIO NOVA NORTE

01/10/2017

Guindaste de Compactador (Sapo)
Quando buscar melhorias no processo se toma hábito, surgem ideias de onde menos se imagina. Foi o caso da contratada Consórcio Nova Norte. Ao notar o desãnimo dos operadores na hora de retirar o compactador conhecido como "sapo" - porque o aparelho pesa nada menos que 80Kg - o supervisor de obras, Sidnei Ferreira dos Santos, criou um guindaste de fácil instalação no caminhão. O equipamento é capaz de içar até 150 Kg por meio de um motor elétrico ligado à bateria do caminhão. A iniciativa ficou na faixa dos R$ 2.500, reduziu as reclamações de dores nas costas dos operadores, melhorou a eficência ao reduzir o tempo para descer/guardar o "sapo" e garantiu a qualidade do serviço.
"Três pontos podem ter implantação rápida. A primeira é utilizar do guincho no caminão. Depois o DCP, porque sem uma compactação adequada não dá para fazer um bom acabamento. E depois o asfalto rápido a frio que agiliza a execução do serviço e que ao começar a ser usado em larga escala deve passar por redução de custos."
Alexandre Alves de Oliveira
Gestor de contrato Consórcio Nova Norte
"Agregar na atividade que a gente faz. Tem uma diferença que pode Melhorar muito a nossa performace. Como destaque apontaria o alcance na fiscalização das empreiteiras. São princípios que podem ser aplicados em outras áreas perfeitamente."
Marco Antônio Ferreira
Técnico das MOSS
"A apresentação foi sensacional. É um método novo para aplicarmos em nosso polo. Nós não temos ainda. Tanto que perguntei para o César, gerente da UGR Santana, se há condições de nos ajudar na área. Acho que será uma implantação rápida pelos benefícios que está trazendo."
Ibrahim Neder Kalil
Técnico de saneamento da MOSS
"Desde o começo me chamou atenção a forma como a Unidade de Negócio conseguiu essa parceria com a contratada. Estão trabalhando alinhados para conseguir um objetivo comum da Sabesp que é atender bem os nossos clientes."
Virgilio Carlos Rosa
Técnico de fiscalização da MOSS
"Modelo de gestão comprovado de sucesso. Modelo já está estruturado. Agora é compartilhar toda essa estrutura com as outras unidades de negócio e fazer os pilotos em cada unidade. Problematica vão haver mas são pontos que vão sendo solucionados"
Sandro Pereira Ferreira
Engenheiro da Concremat
"O que chamou atenção foi a linha do tempo. Você já vem preparando por anos esse terreno para colher esse resultado. Usando essa metodologia consegue chegar nesse resultado. Entendo que o problema da reposição hoje é o preparo da base e da compactação. E a MN tratou disso, de garantir uma base boa com boa compactação"
Carlos Eduardo Alves dos Santos
Encarregado da Central de Controle de Manutenção da MS
"Interessante foi a forma como tem que ser aplicada. O passo a passo. A troca do solo quando necessário. Ouso cal no solo para mim foi uma novidade. Outro ponto importante foi o da compactação para evitar retrabalho. A MN fez um projeto piloto interessante. Foram anos de pesquisa até chegar nessa conclusão. Essa parte a MN já fez. Então acho que agora foca mais fácil. Em curto ou médio praz, acho que conseguimos implantar esse sistema na MS."
Vanderlei Reis
Técnici da Central de Controle de Manutenção da MS
"É uma tecnologia nova aplicada a um processo já existente. O DCP chamou atenção. Utilizado de forma adequada vai melhorar muito a finalização dos nossos trabalhos na rua. Sobre a demonstratação das inovações, eu goste. A forma como está sendo divulvada é aplicável e eficiente."
Carlos Moderosos dos Santos
Fiscal de obras da MSER